?
Manter a churrasqueira a carvão ou trocar para uma churrasqueira a gás? A troca do carvão pelo gás numa churrascaria é uma decisão crucial para a sua gestão. Questões como higiene, praticidade, agilidade, controle de temperatura, economia e a saúde dos funcionários estão no centro das considerações. Para esclarecer se a troca vale a pena, consultamos um mestre churrasqueiro e o gerente de uma rede de churrascarias bastante famosa. Confira!
Por que trocar o carvão pelo gás na minha churrascaria?
O carvão é altamente poluente e pode causar reclamações e denúncias na vizinhança. O carvão também tem substâncias cancerígenas, que podem interferir na saúde dos seus funcionários. Ele também deixa o ambiente sujo e requer abastecimento constante para manter a temperatura e acertar o ponto correto da carne. O acendimento é demorado. Tudo isso atrapalha a produtividade da churrascaria.
O gás GLP é muito mais prático, higiênico e sustentável. A temperatura é muito mais estável e as churrasqueiras a gás GLP atingem em poucos minutos a temperatura padrão. Para chegar ao ponto exato da carne, é só contar os minutos. Basta apertar um botão! A churrasqueira pode ser ligada e desligada fácil e rapidamente, conforme o movimento das mesas e o fluxo de pedidos.
A troca do carvão pelo gás não altera o sabor da carne
O sabor da carne depende de três fatores: boa matéria-prima, bom tempero e temperatura alta e estável, entre 250°C e 350°C. Até mesmo aquele sabor defumado e o queimadinho crocante podem ser obtidos com uma churrasqueira a gás GLP.
“Esses fatores não dependem do carvão, e sim da gordura que pinga da carne e volta em forma de fumaça. Isso se deve à alta temperatura, não ao energético”, diz André Dias, mestre churrasqueiro e responsável pelo canal BBQ em Casa no YouTube.
E mais: um teste cego realizado pelo Instituto de Pesquisa Quórum Brasil com amantes do churrasco apontou que os consumidores não sentem diferença entre a carne feita nas churrasqueiras a gás e a carvão. Eles até preferem a picanha feita na churrasqueira a gás!