Um dos equipamentos mais importantes de nossa cozinha, é sem dúvidas, o fogão. Porém, muitos se esquecem da manutenção deste eletrodoméstico. Além de aumentar a sua vida útil, mantê-lo com a limpeza em dia pode evitar acidentes e a perda do produto.
Eletrodoméstico fundamental nas residências, o fogão precisa de manutenção e limpeza básicas para ter funcionamento garantido por mais tempo
Fundamental em qualquer cozinha, o fogão necessita de cuidados para garantir seu desempenho e durabilidade. A limpeza e a manutenção são de suma importância para que ele dure por muito tempo. É preciso verificar sempre se não há algum vazamento de gás para evitar acidentes maiores, como incêndio e explosões.
O técnico alerta que a parte de cima do fogão deve ser limpa com material suave. “Esqueça esponjas de aço, pois são muito agressivas. Para limpar as grades, o chão e a parte superior do forno, é bom utilizar sempre panos ou esponjas com sabão ou detergentes neutros. Se o fogão tiver a mesa de inox, não deixar a água secar ou evaporar diretamente sobre o inox. “Enxugue-o imediatamente com um pano seco e macio. Isso evitará manchas provocadas pelo excesso de cloro na água.”
Mas os cuidados não param por aí, já que sempre cai algum alimento no forno. “Limpe-o usando apenas água e sabão, não se esquecendo de desligar o fogão da tomada, para evitar algum choque elétrico. Também é preciso tomar cuidado com resíduos de açúcar, leite, cremes e tomate que respingarem nas paredes do fogão. Caso isso ocorra, eles devem ser limpos imediatamente para não estragar o esmalte do eletrodoméstico. Depois de secas, essas manchas darão mais trabalho para serem retiradas.”
O especialista também aconselha ao usuário observar sempre o estado da mangueira do gás. “A validade, geralmente, é de cinco anos. Depois desse período, é preciso trocá-la imediatamente por uma nova, para evitar vazamentos.” Quanto à escolha do eletrodoméstico na hora da compra, o conselho é para que compre uma marca conhecida e confiável no mercado, que ofereça garantia e peças de manutenção. Existem várias marcas e modelos, além dos fogões elétricos ou por indução. É preciso analisar qual o ideal para as suas necessidades.